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Alimentação e digestão

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A alimentação funciona para o corpo humano do mesmo modo que o combustível funciona para o automóvel.As proteínas, os carboidratos (açúcares), as gorduras, as vitaminas e os sais minerais que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente são os nutrientes para o nosso corpo. O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. Já frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e sais minerais.

Na nossa alimentação também não pode faltar a água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável para promover o metabolismo.

As principais metas da pirâmide alimentar a seguir são: orientar o consumo variado de alimentos, a ingestão menor de gorduras saturadas (que aumentam o colesterol e os triglicérides – que podem causar doenças coronarianas e infartos), maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos (que melhoram o funcionamento do intestino e fornecem vitaminas A, C, E, entre outras), a ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

A prática de exercícios físicos é fundamental como complementação a uma alimentação saudável, visando à perda de peso ou à manutenção do peso adequado, além da prevenção de doenças e da obesidade, uma das causas de hipertensão arterial, os acidentes vasculares cerebrais (derrames), entre outros males. Faça, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, associada com a alimentação saudável.

Veja alguns alimentos importantes para a boa saúde e sua contribuição para o organismo: 

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Vitamina C: limão, caju, laranja, etc; Sais minerais: tomate, maçã, legumes, etc; Potássio: banana, maçã, leite, etc; Cálcio: leite e seus derivados, etc; Vitamina A: cenoura, agrião, abóbora, etc; Fibras: hortaliças, legumes, frutas, cereais, etc; Ferro: espinafre, couve, brócolis, etc.

A falta desses alimentos pode causar problemas para a saúde como: fraqueza, resfriados, anemia, ossos e dentes fracos, indisposição, entre outros.Uma alimentação saudável deve ser rica em fibras (frutas, verduras e legumes). Massas devem ser consumidas moderadamente. As carnes são fontes de proteínas e devem ser consumidas (sem gorduras). Durante as refeições deve-se evitar ingestão de líquidos.

Deve-se dar preferência ao consumo de água e sucos naturais em vez de refrigerantes e outras bebidas.

  • Nunca tome medicamentos sem orientação médica. Podem esconder algumas doenças e até mesmo prejudicar a digestão.
  • Escolha bem os alimentos. Evite aqueles que não lhe “caem” bem.
  • Faça suas refeições nos horários corretos, sempre mastigando bem os alimentos.
  • Não fique muito tempo em jejum. Isso prejudica o organismo. Coma uma fruta nesses casos.
  • Comer frutas, legumes e verduras sempre faz bem ao organismo.
  • Leite alivia a queimação, mas aumenta a secreção ácida do estômago. É recomendado apenas um copo, de uma a duas vezes por dia. Evite o leite antes de dormir.
  • Cigarro é o grande inimigo. É uma das causas de gastrites, úlceras e provoca azia.
  • Bebidas alcoólicas provocam lesões no estômago, gastrites e azia. Deve-se evitá-las.
  • Dormir depois do almoço não é aconselhável. Relaxa, mas prejudica a digestão.
  • O cafezinho depois do almoço está liberado. Porém, não se deve tomar o dia todo.